Mesa Plataforma Avantti

Saiba mais sobre ERGONOMIA

Palavra de origem grega (Ergon = Trabalho e Nomos = Regras e Leis), Ergonomia pode ser definida, como um conjunto de disciplinas científicas que se interagem e estudam as relações  físicas e mentais do homem com o trabalho. O pesquisador francês Alain Wisner, definiu um dos mais tradicionais conceitos da Ergonomia no mundo, elegendo três palavras chaves para promover o bem estar do Homem durante suas atividades profissionais: Conforto, Segurança e Eficácia.

Vários setores e produtos são beneficiados com a ação da Ergonomia, dentre eles, os mais conhecidos são; a Informática, a Indústria Eletrônica, o Automobilístico e o segmento Moveleiro, porém mesmo nesses setores, percebe-se o uso inadequado da palavra Ergonomia, o que nos vale citar algumas diferenças na utilização de conceitos que se confundem entre si.

ErgonomiaCiência que estuda a relação do Homem com o Trabalho. Ergonômico: Objeto utilizado pelo Homem em sua relação de trabalho, que lhe proporciona saúde, conforto, segurança e eficácia. Anatomia: Ciência que trata da forma e da estrutura dos seres organizados. ·Anatômico:Objeto utilizado pelo Homem que se adapta à estrutura corporal humana.

São considerados profissionais aptos a estudar e praticar Ergonomia no Brasil: Arquitetos/ Designers, Educadores Físicos, Engenheiros, Fisioterapeutas, Médicos, Advogados, Sociólogos e Psicólogos, que em suas atuações, analisam essencialmente importantes aspectos num Ambiente de Trabalho, como as Variáveis Ambientais (Temperatura, Ruídos, Vibrações, Iluminação), os Alcances (Manual e Visual) num Posto de Trabalho, e as Cargas (Mentais, Psíquicas e Cognitivas). Na atual era da informática, presente em quase todos os tipos de atividade humana para facilitar e enriquecer o trabalho, a Ergonomia já combate os inúmeros e sérios problemas que esse tipo de atividade acarreta, conhecidos como LER (Lesões por Esforço Repetitivos) ou DORT (Doenças Ortopédicas Relacionadas ao Trabalho).

Para defender o trabalhador brasileiro, o Ministério do Trabalho já criou a conhecida Norma Regulamentadora (NR-17), que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Como se vê, Ergonomia é mesmo uma disciplina ampla, complexa, mas se faz presente em todos os campos de trabalho e da vida!

Leia [ + ]

Produtos relacionados