:: Glossário

Com o glossário de termos utilizados no segmento, pretendemos levar aos nossos clientes uma melhor compreensão das descrições dos produtos do site.

Trata-se de uma proposta embrionária que deverá evoluir continuamente, com o acréscimo dos termos não contemplados e também dos novos que forem surgindo no segmento.

Você pode participar na construção deste glossário enviando sugestões, correções ou inserções de novos termos, através do nosso canal - Fale Conosco - SAC.

BeniMobile


Aglomerado

Chapa de madeira com miolo composto de resíduos de madeira, como pó e serragem, resina e cola, que após passar por processo de prensa, se transforma em painel de madeira.

Arquivo

Móvel de aço ou madeira, utilizado para armazenar documentos de forma organizada.

Balcão

Móvel geralmente utilizado na recepção das empresas e no comércio.

Biombo

Painéis sólidos ou ornamentados, geralmente fixos, que servem para proteger ou ocultar uma área.  

BP

Abreviatura de Baixa Pressão, o termo é utilizado erroneamente por uma grande parcela dos envolvidos no comércio de móveis para escritório. Quando estas pessoas utilizam o termo BP, estão querendo falar de MDP. O erro está no fato que, tanto o MDP, como o MDF, podem receber a aplicação de revestimento melamínico de baixa pressão (BP).

Outra técnica de aplicação do revestimento é AP ou Alta Pressão. Neste caso o revestimento é prensado em temperatura e pressão superior, tendo entre ele e o painel várias folhas de papel Kraft que é impregnado com resinas que dão maior resistência à umidade. A Fórmica é um exemplo.

Catedral

É o desenho formado quando o processo descrito no linheiro é repetido, ou seja, a partir do linheiro, um novo bloco é formado, prensado e cortado em outro ângulo.

Compensado

Compensado ou madeira compensada, é uma chapa formada de diversas camadas de folha de madeira (geralmente entre 5 e 7) unidas em camadas, com alternância da direção das fibras para o aumento da resistência em todas as direções.

Couro Ecológico

Couro ecológico é um produto que imita o couro natural, obtido da combinação do tecido de poliéster e/ou algodão recoberto por resina de poliestireno, PVC ou látex natural. Do ponto de vista legal, a denominação está errada, pois o artigo 8º da lei 11.211/05 diz: “é proibido o emprego (...) da palavra “couro” (...) para identificar as matérias primas e artefatos não constituídos de produtos de pele animal”.

Couro Natural

Provém de pele de animais, especialmente bovinos, que passam por processos químicos de tratamento.

Courvim

É um tipo de revestimento obtido da combinação de tecido e poliéster.

Credenza
 
Ver credence.
 
Credence
É a expressão utilizada para denominar os armários de escritório que possuem as seguintes características: altura geralmente baixa (em torno de 74 cm) e largo (em torno de 160 cm), cujo tampo superior é geralmente utilizado como aparador.
 
Crepe
É um tipo de tecido muito leve, de aspecto ondulado, feito com fios altamente torcidos de seda ou lã (natural ou sintética).
 
Divisória
É uma parede arquitetônica cuja função é a divisão ou vedação dos espaços.
 
Ergonomia
É o conjunto de disciplinas científicas que se interagem e estudam as relações físicas e mentais do homem com o trabalho.
 
Escrivaninha
Móvel utilizado para escrever e guardar documentos inerentes ao desempenho das atividades de escritório.
 
Espuma Injetada
É o tipo de espuma formada por uma mistura química que se expande dentro de um molde. A peça obtida deste processo pode ter diferentes formatos e características físicas. É praticamente a espuma padrão utilizada atualmente nas cadeiras para escritório.
 
Espuma Laminada
Espuma laminada é aquela que o fabricante produz em bloco. Estes blocos são fatiados em espessuras distintas de acordo com aplicação desejada.
 
Estante
Estante é um móvel utilizado para guardar objetos variados, como livros, enfeites, documentos. O que caracteriza a estante é a inexistência de portas e muitas vezes dos fundos também.
 
FF
É a abreviação de Finish Foil. Trata-se de um revestimento produzido através da pintura de bobinas de papel, com tintas apropriadas pelo sistema de pintura, em rotogravura ou flexogravura.
 
HDF
É a abreviação de High Density Fiberboard ou chapa de fibra de alta densidade. Devido à maior densidade, são chapas duras, cuja aplicação comum é o uso em fundo de gavetas e pisos flutuantes entre outros.
 
Linheiro
Desenho de traços paralelos encontrada em lâminas pré-compostas que utiliza madeira reflorestada. A madeira é fatiada em lâminas finas, que são prensadas e novamente cortadas. Esse processo cria um desenho chamado linheiro.
 
Longarina
É a denominação dada geralmente às cadeiras e poltronas utilizadas em recepção, cuja montagem é apoiada sobre uma base, geralmente de ferro (longarina), que permite apoiar dois ou mais assentos. 
 
Mão Francesa
Aparato, geralmente de metal, utilizado para suporte/reforço de partes que necessitam maior resistência ao peso.
 
MDF
É a abreviação de Medium Density Fiberboard, ou Fibra de Média Densidade. Seu uso é recomendado para peças que exijam usinagem de baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.
 
MDP
É a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade. Apesar dea sua aparência lembrar o antigo aglomerado, trata-se de um produto infinitamente superior. É indicado para a produção de móveis de linhas retas ao contrário do MDF, pois não permite a usinagem de baixo relevo ou cantos arredondados. A principal vantagem em relação ao MDF é baixo custo. É largamente utilizado na confecção de mesas para escritório, armários, gaveteiros e outros mobiliários para escritórios. 
 
Melamínico
É um tipo de revestimento obtido a partir da impregnação de materiais celulósicos com resina termo-estáveis. Muito utilizado no revestimento de painéis de MDP e MDF. Assim como ocorre com o termo BP, o termo melamínico também costuma ser utilizado erroneamente como sinônimo de MDP.
 
Passa Fios
Tubo e/ou material para fixação e organização de fios.
 
Pintura eletrostática a pó
É um revestimento classificado como termofixo, com excelentes resultados na proteção anticorrosiva, propriedades de adesão, resistência à abrasão, ao calor, ao desplacamento e ainda à agressão mecânica. A pintura eletrostática confere ao produto um agradável efeito decorativo e uma cobertura uniforme, penetrando em reentrâncias e cavidades de difícil acesso.

Post Forming
Laminado decorativo de alta resistência e termomoldável, ou seja, pode ser curvado quando aquecido em equipamento específico e aplicado na chapa de madeira.
 
Polipropileno
É um polímero ou plástico derivado do propeno ou propileno.
 
Poliuretano
É um polímero usado em espumas rígidas e flexíveis, peças de plástico rígido, carpetes entre outros.
 
PVC
É o único plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo).

Rádica
É o desenho formado quando o processo descrito no linheiro e catedral é repetido até o quarto corte. A radica natural é obtida a partir das protuberâncias que se desenvolvem nos troncos das árvores com raridade, cuja tradução seria uma verruga ou câncer vegetal.

Tinta em pó epóxi
Tinta em pó formuladas à base de resina epóxi que apresentam excelentes propriedades químicas e mecânicas.
É praticamente a tinta padrão utilizada na pintura de roupeiros de aço, arquivos, estantes e outros peças de moveis de aço utilizadas nos escritórios.
 
Tamburato
É um painel estrutural composto, produzido com camadas externas de partículas finas de madeira prensada e miolo formado por colméia de papel reciclado. Com espessura de 40 a 50 mm, proporcionam móveis com visual atraente, baixo custo e de pouco peso.
 
Vidro Jateado
É aquele que recebe o desbaste por areia ou óxido de alumínio em alta pressão em uma ou ambas as faces. Geralmente são utilizados desenhos geométricos ou em baixo relevo proporcionando ambientes personalizados.

Vidro Serigrafado
É o vidro com acabamento artístico com várias estampas.

Vidro Temperado
É o vidro que passou por tratamento térmico de têmpera, aumentando cerca de 4 a 5 vezes a resistência mecânica. Quando fraturado se segmenta em pequenos pedaços com arestas menos cortantes que o vidro comum.